domingo, 18 de dezembro de 2011

Saudades de Guaratuba

Caros amigos, apresento-lhes a 1ª música, em homenagem à Guaratuba, isso na década de 1950,  composta, segundo alguns registros por Daley S. B. Mori (letra) e Durval de Andrade (música). Sendo que o seu maior intérprete, a quem tive a honra e o prazer de conhecer e o privilégio de sua amizade, foi o nosso inesquecível e saudoso amigo, Luiz Cunha Silveira, mais popularmente conhecido como Luizinho Cadedéia.

Tenho saudades de Guaratuba,
Das lindas noites claras de luar,
Em que a bela mocidade,
Gárrula e feliz, vibra em ânsias de amar.

Tenho saudades de Guaratuba,
Das nuanças do pôr-do-sol
Ao ver no espelho calmo da baia
O refletir da onipotente criaçao.

Tenho saudades de Guaratuba,
Em que as ondas do mar, num vai e vem,
Ora rugindo, ora cantando,
 Em frenesi de amor a branca areia vem beijar.


Tenho saudades de Guaratuba,
Em que a Santa e a fonte murmurante,
Dão ao painél da esplêndida natura
Um colorido belo, soberbo e deslumbrante.

Ó como é bom viver, nesta gostosa terra,
Aonde se tem prazer, gozar do Patriarca
O seu sorriso sempre bonachão,
Demonstrando seu afável coração 
É festa todo dia, à noite alegria
Contagiando toda gente,
Rica e pobre, é indiferente,
Ó como é bom viver instantes de prazer.

Quando cerro os olhos, revejo deslumbrar
Essa beleza gracil, de fulgor singular,
Minha Guaratuba, Guaratuba de encantos mil
Eu te proclamo vibrando a mais bonita pérola do mar.

Na foto abaixo, os integrantes, do Grupo Pressão Alta, do qual orgulhosamente, fiz parte, desde sua 1ª Formação, em pé: Gabriel, (eu) Toninho, ladeado pelo famoso cantor Francisco Petrônio, Miltinho, Mirian e Célia.  Agachados: Serginho, Darcy Polenta e Ticho,que por inúmeras vezes, cantaram a música Saudades de Guaratuba, sempre homenageando ao amigo Cadedéia.

5 comentários:

  1. Olá Toninho, há alguns anos eu descobri esse seu blog ao inserir a musica Tenho Saudades de Guaratuba na internet e logo apareceu o seu trabalho. Me chamo Pedro Guetter, estou com 63 anos, e na minha adolescência e mocidade acompanhei meu pai Emilio Guetter e o Luizinho (também o irmão Nèzinho) em serenatas em residencias de seus conhecidos. Bons tempos, velhos dias! Luizinho no vocal e violão, meu pai ao violino, Nezinho ao violão, e outros que não lembro mais! No Bar do Patriarca ali próximo do Prédio da Prefeitura junto ao trapiche!

    ResponderExcluir
  2. Conheci também o Daley (se não me engano era ele que sempre estava com seu Jeep).
    Ontem, ao passar pela Praça da Igreja da Matriz, me deparei com o busto alusivo ao Luizinho! E as antigas lembranças vieram à mente! Sorveteria do Odilon, Hotel do Marcondes, o Clube 33, o Iate Clube, Cine Média Luz, Cine Riviera, Mercado de Peixes, TRapiche, Por do Sol nas muretas na bahia, Fonte da Santinha, Casa Rosi, Hotel Prosdócimo, Colônia dos Pescadores, Casa do Woncher

    ResponderExcluir
  3. Parabens toninho vamos preservar a nossa história

    ResponderExcluir
  4. Adorei rever essa letra,será que não existe uma gravação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na Casa da Cultura em Guaratuba antigo sobrado onde o meu pai tinha a loja "Casa Popular" de Tobias Meiler, o Mario Natalino tem gravado

      Excluir